6 Opções de Franquias Virtuais Baratas
Segundo a Associação Brasileira de Franchising (ABF), atualmente existem 12 franquias cadastradas operando no país sem a necessidade de lojas físicas.
A variedade de serviços oferecidos por esse tipo de rede é grande, como vendas de soluções em estratégia de marketing digital, serviços de consultoria variados, oferta de emprego e venda de produtos eletrônicos.
Franquias Virtuais
Seguindo as mesmas regras das redes tradicionais, a franqueadora virtual também deve obedecer aos parâmetros da Lei de Franchising (8.955/94), bem como às práticas de mercado atuais na sua concessão e gestão.
A principal diferença, porém, está nos custos iniciais, que são inferiores aos investimentos de uma franquia física, já que não é necessário alugar um estabelecimento comercial ou manter uma grande equipe de colaboradores, oferecendo boas oportunidades de franquias baratas.
Baixo custo de investimento, possibilidade de retorno rápido e um mercado que fatura bilhões de reais anualmente. Falando assim, esse modelo de negócio se torna tentador aos olhos de novos empreendedores.
No entanto, tornar-se um franqueado desse tipo requer cuidados. É imprescindível que os interessados pesquisem e questionem o tipo de suporte oferecido pelos franqueadores.
Os franqueados virtuais precisam estar atentos a como se dará a transferência de know-how para que os novos empreendedores não comecem a trabalhar “no escuro”. Afinal de contas, uma vez que elas não possuem sedes físicas, presume-se que todo o treinamento será oferecido online, certo? Nem sempre.
No caso das franquias virtuais, cabe a cada franqueador ficar encarregado de como funcionará esse processo. Em casos onde não existem lojas físicas, o franqueador precisa organizar uma forma para que o franqueado comece a trabalhar com o mínimo de conhecimento das ferramentas e das estratégias de crescimento.
As qualificações ainda incluem o perfil de um empreendedor arrojado, que não tenha medo de enfrentar novos desafios e esteja capacitado para trabalhar em um segmento dinâmico, que se renova e inova a todo o momento.
É por isso que a maioria dos interessados em se tornar um franqueado virtual é formada por jovens universitários já familiarizados com as novas tecnologias.
A principal diferença, porém, está nos custos iniciais, que são inferiores aos investimentos de uma franquia física, já que não é necessário alugar um estabelecimento comercial ou manter uma grande equipe de colaboradores, oferecendo boas oportunidades de franquias baratas.
Baixo custo de investimento, possibilidade de retorno rápido e um mercado que fatura bilhões de reais anualmente. Falando assim, esse modelo de negócio se torna tentador aos olhos de novos empreendedores.
No entanto, tornar-se um franqueado desse tipo requer cuidados. É imprescindível que os interessados pesquisem e questionem o tipo de suporte oferecido pelos franqueadores.
Os franqueados virtuais precisam estar atentos a como se dará a transferência de know-how para que os novos empreendedores não comecem a trabalhar “no escuro”. Afinal de contas, uma vez que elas não possuem sedes físicas, presume-se que todo o treinamento será oferecido online, certo? Nem sempre.
No caso das franquias virtuais, cabe a cada franqueador ficar encarregado de como funcionará esse processo. Em casos onde não existem lojas físicas, o franqueador precisa organizar uma forma para que o franqueado comece a trabalhar com o mínimo de conhecimento das ferramentas e das estratégias de crescimento.
Perfil do Franqueado Virtual
Afinidade com ferramentas de marketing online para ajudar na divulgação de seu novo empreendimento é uma das principais qualidades que os interessados devem ter.As qualificações ainda incluem o perfil de um empreendedor arrojado, que não tenha medo de enfrentar novos desafios e esteja capacitado para trabalhar em um segmento dinâmico, que se renova e inova a todo o momento.
É por isso que a maioria dos interessados em se tornar um franqueado virtual é formada por jovens universitários já familiarizados com as novas tecnologias.
6 Opções de Franquias Virtuais
Confira agora seis opções de franquias virtuais:Elefante Verde
- Tipo de negócio: Portal de ofertas e avaliações de produtos baseado em social commerce
- Data de fundação da empresa: 2010
- Investimento inicial: R$ 20.000
- Taxa de franquia: de R$ 10.000 a R$ 25.000
- Royalties: 7% do faturamento bruto
- Capital de giro: R$ 5.000
- Taxa de publicidade: 3% do faturamento bruto
- Faturamento médio mensal: R$ 25.000
- Prazo médio de retorno do investimento: 12 meses
- Site: www.elefanteverde.com.br
Guia-se Negócios pela Internet
- Tipo de negócio: Marketing digital
- Data de fundação da empresa: 1997
- Investimento inicial: Capital de giro + taxa de franquia
- Taxa de franquia: Unidades Hot Sites: R$ 16.900 / Unidades Developers: R$ 21.900
- Royalties: R$ 660 mensais
- Capital de giro: R$ 3.000
- Taxa de publicidade: R$ 200 mensais
- Faturamento médio mensal: De R$ 5.000 a R$ 15.000
- Prazo médio de retorno do investimento: De 6 a 18 meses – dependendo do tipo de franquia adquirida após a inauguração (prazo de carência de inauguração contratual de 60 dias)
- Site: www.guiase.com.br
Ligue Site
- Tipo de negócio: Criação de sites e lojas virtuais
- Data de fundação da empresa: 2002
- Investimento inicial: De R$ 20.000 a R$ 35.000
- Taxa de franquia: De R$ 20.000 a R$ 35.000
- Royalties: 12%
- Capital de giro: De R$ 3.000 a R$ 9.000
- Taxa de publicidade: 3%
- Faturamento médio mensal: R$ 15.000
- Prazo médio de retorno do investimento: De 8 a 12 meses
- Site: www.liguesite.com.br
Mago Web
- Tipo de negócio: Consultoria em marketing digital
- Data de fundação da empresa: 1998
- Investimento inicial: R$ 30.000
- Taxa de franquia: R$ 24.000
- Royalties: A partir de 50% do salário mínimo mensais
- Capital de giro: R$ 6.000
- Taxa de publicidade: Isento
- Faturamento médio mensal: R$ 10.000
- Prazo médio de retorno do investimento: Até 24 meses
- Site: www.magoweb.com.br
Portal Núcleo – Tudo em um Clique
- Tipo de negócio: Portal de bairros na web, publicidade de serviços, venda de anúncios
- Data de fundação da empresa: 2008
- Investimento inicial: De R$ 28 mil a R$ 36 mil
- Taxa de franquia: R$ 10 mil
- Royalties: 5% do faturamento bruto
- Capital de giro: R$ 12.000
- Taxa de publicidade: 1% do faturamento bruto
- Faturamento médio mensal: R$ 10.000
- Prazo médio de retorno do investimento: De 8 a 27 meses
- Site: www.portalnucleo.com.br
RH Franquia Online
- Tipo de negócio: Franquia de recursos humanos
- Data de fundação da empresa: 2007
- Investimento inicial: R$ 8.000
- Taxa de franquia: R$ 8.000
- Royalties: 10% do faturamento líquido (mensais)
- Capital de giro: R$ 7.000
- Taxa de publicidade: Isento
- Faturamento médio mensal: R$ 20.000
- Prazo médio de retorno do investimento: 3 meses
- Site: www.rhf.com.br